Notícias da vida do Instituto

1. Retiro no Norte…

Foi no dia 21 de Março que as MAMCJ orientaram um Retiro espiritual, para toda a gente, no Centro de Espiritualidade Dehoniano - Betânia (freguesia de Duas Igrejas, concelho de Paredes). Vieram as gentes em redor de Betânia e até de Rio Tinto!...
O tema principal foi bem sugestivo: "Jesus revela-nos o amor misericordioso do Pai". E estando na Quaresma, não faltou uma Via Sacra da Misericórdia na lindíssima Capela de Betânia.
E para encerrar o dia com 'chave de ouro', todos puderam participar na Missa presidida pelo Sr. D. Alfredo Caíres, Bispo de Mananjary - Madagáscar, na comemoração do seu 3º aniversário de ordenação episcopal. E como o tempo ajudava, realizou-se a procissão de S. José no bonito jardim daquele Centro Missionário (com tapetes de flores e tudo!).
Agradecemos aos Padres Dehonianos que nos proporcionaram um contacto com a gente boa do Norte, num ambiente que propicia o recolhimento, o contacto com a natureza e o encontro com o nosso Deus na Eucaristia. Bem hajam…

2. Visita missionária

Na noite do dia 22 de Março contámos com a alegre presença do Sr. D. Alfredo Caíres Nóbrega, Bispo em Madagáscar, que passando pelas várias casas dos SCJ em Portugal, não quis deixar de nos visitar a nós também, como amigos e componentes desta grande Família Dehoniana. Falou-nos da Igreja em Madagáscar e mostrou-se cheio de esperança.
Que Deus continue a abençoar o seu trabalho missionário na Igreja malgaxe.

3. Mais um encontro em Fátima

Como já vem sendo hábito, durante o Tríduo Pascal as MAMCJ levaram um grupo de raparigas até Fátima, a fim de participarmos, na Basílica, de uma forma intensa nos grandes mistérios da nossa Redenção: paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus. Houve também encontros de reflexão vários e trabalhos de grupo, oração, alegria e convívio entre todas.

4. Festa da Divina Misericórdia… "superlotada"!

Pois é, por mais um ano consecutivo, a grande festa da Divina Misericórdia foi celebrada no dia 18 de Abril, p.p., na Igreja de Nª Senhora do Loreto, por tantos fiéis que esta igreja se tornou pequena para os sentar a todos.
Com solenidade foi celebrada a Missa e também a adoração eucarística que se seguiu foi vivida com grande recolhimento. Agradou a muitas pessoas a 'inovação' desta festa: o Terço da Divina Misericórdia foi cantado por todos.
Queremos agradecer ao Sr. Pe. Carlos, scj, que se disponibilizou desde logo a vir participar nesta grande celebração, ao serviço da Misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação (só saiu do confessionário por volta das 20h00). Agradecemos igualmente ao Diácono João Carmona (ligado à organização do Encontro Internacional da Nova Evangelização - ICNE) pela sua presença.

5. Peregrinação Dehoniana Anual a Fátima

Foi a 6 de Junho que nos juntámos aos peregrinos de todo o país, na grande Peregrinação Dehoniana anual a Fátima.
Como em outros anos as MAMCJ também organizam alguns autocarros para levar mais pessoas a conhecer melhor esta Família que tem como seu 'pai espiritual' o Ven. Pe. Leão Dehon (que brevemente será beatificado). Este ano partiram: da Igreja de Nossa Senhora do Loreto um autocarro, e de Massamá dois autocarros.
Todos os peregrinos puderam participar no lançamento da 1ª pedra da futura Igreja da Santíssima Trindade - um pedaço do túmulo de S. Pedro, oferecido pelo próprio Santo Padre ao Reitor do Santuário. É bonito ver a comunhão da Igreja…
À tarde, no Centro Pastoral Paulo VI, foi dada a conhecer esta Família Dehoniana com as actuações de vários grupos: foi muito animada e colorida!
Que Nossa Senhora de Fátima ajude a todos a conhecer e crescer no amor do Seu Filho e, com ela, estarmos todos "abertos a Deus e à missão" (que foi o tema deste ano). Para o ano há mais!...


 

 

 

 

 





© MAMCJ 2003- Todos os direitos reservados